» Instituto Brasileiro da Cachaça: a Union faz parte desta história

Instituto Brasileiro da Cachaça: a Union faz parte desta história

Instituto Brasileiro da Cachaça: a Union faz parte desta história

No início dos anos 2000, a Union exportava cachaça que comprava produtores do centro do país, fazendo a padronização e a exportação da bebida. Como a empresa já trabalhava com malte whisky, processo que utiliza destiladores de cobre tipo Pot Still, utilizou a tecnologia com a cachaça de alambique. A produção de cachaça aproximou a empresa da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que tinha por finalidade representar o setor de bebidas junto ao governo.

Na gestão do presidente Fabricio Fasano na Abrabe, foi criado o Programa Brasileiro da Cachaça (PBDAC), voltado exclusivamente aos interesses dos produtores de cachaça. “Percebemos que o PBDAC foi se fortalecendo, o que justificava a formação de uma associação focada nos produtores de cachaça, mesmo porque nem sempre os interesses desses produtores convergiam com os dos demais associados”, relembra o diretor da Union Distillery, Marcello Borsato. Foi então que nasceu o Ibrac, no dia 9 de março de 2006, durante solenidade realizada no Forte de Copacabana, com a presença dos maiores produtores de cachaça do país.

“Participei muito das reuniões da Abrabe e de movimentos no Rio Grande do Sul para congregar produtores da cachaça de alambique. Aqui no estado foi formada a Aprodecana, integrada pelos produtores locais”, explica Borsato, que foi presidente da Aprodecana na época da fundação do Ibrac.

Nestes 10 anos, o Ibrac se tornou uma entidade de abrangência nacional, reunindo associados das principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da cachaça, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras, e as principais entidades de classe do setor.

Foto: Jeferson Soldi

Up